Com a pandemia do coronavírus, o setor de segurança viu sua demanda crescer — a busca por soluções tecnológicas voltadas à nova realidade aumentou 40%, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese). Por consequência, isso significa que mais pessoas estão requisitando os serviços de instaladores de segurança eletrônica.
Os instaladores são a linha de frente do setor de segurança. Como tal, além de investir no conhecimento técnico para garantir a qualidade da implantação na residência ou empresa, os instaladores precisam investir em boas práticas para encantar os consumidores e, com isso, garantir fidelidade e indicações.
Neste post, apresentaremos três boas práticas para instaladores de segurança que farão a diferença na hora de garantir a satisfação dos seus clientes! Acompanhe:
1. Gerencie bem seu tempo
O gerenciamento eficaz do seu tempo de trabalho é importante por duas coisas:
Primeiro, é comum que instaladores de segurança recebam por instalação realizada — se esse for o seu caso, gerenciar bem seu tempo é fundamental para conseguir fazer mais em menos tempo.
Segundo, o tempo que você gasta em cada visita (além do deslocamento) impactará no próximo cliente a ser visitado. Atrasos não são bem vistos, por isso, é essencial que você esteja na residência do primeiro cliente do dia no horário, para que os demais também não sejam afetados. Imprevistos podem acontecer com todo mundo, no entanto, é seu dever avisar o cliente para que ele não fique esperando.
2. Faça uma instalação eficiente
O conhecimento técnico é imprescindível, por isso é essencial investir constantemente na sua capacitação. Caso ainda não esteja familiarizado com algum produto ou sistema específico, informe-se antes do momento da visita.
Se você é instalador e trabalha em uma empresa de monitoramento, busque informações com o gestor sobre o fornecedor daquele produto. Há fabricantes que disponibilizam vídeos e treinamentos sobre a instalação do equipamento.
Instaladores de segurança que parecem ter muitas dúvidas durante a instalação podem não passar credibilidade ao cliente.
Depois de garantir que conhece bem o produto ou sistema que será instalado, o profissional de segurança eletrônica deve fazer um diagnóstico correto do ambiente para que a instalação não apresente problemas no futuro.
3. Seja impecável na finalização do serviço
Após a conclusão da instalação, tome o cuidado de observar o local. Não deixe fios soltos pela residência ou quaisquer outros resíduos de materiais. Caso tenha deslocado móveis para realizar a instalação, coloque-os no lugar e pergunte ao cliente se ele tem alguma dúvida sobre o serviço prestado.
Seja atencioso e educado; você estará entrando na casa de outra pessoa e a forma como se comporta no local influenciará na satisfação do cliente. É importante pensar que, mesmo que aquele serviço já tenha sido pago, o pós-venda e o atendimento são essenciais para garantir a fidelização do cliente.
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Satisfação do cliente
Como falamos anteriormente, os instaladores de segurança são a linha de frente do setor — são eles que ficam cara a cara com o cliente e garantem a eficiência final do serviço prestado. Por isso, seu trabalho é fundamental para garantir que o cliente fique satisfeito com a aquisição e tenha uma ótima experiência de compra.
Para finalizar, tenha certeza de que o cliente entende o valor do equipamento ou projeto que comprou e que sabe quais cuidados deve tomar para garantir a vida útil do sistema. Lembre-se que fidelizar clientes custa bem menos que adquirir novos.
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