A procura de equipamento para portaria remota deve crescer em 2020. Essa solução em segurança para condomínios vem se aperfeiçoando e se consolidando no mercado.
Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), a adoção de portaria remota representa cerca de 20% do volume de vendas para a maioria dos representantes do setor e eles ainda apostam em um crescimento superior a 30% neste ano.
Neste texto você vai ter mais informações sobre como funciona uma portaria remota, equipamentos básicos e vantagens da instalação.
Como funciona a portaria remota?
A portaria remota é vista como uma evolução do conceito tradicional – um porteiro que precisa cuidar do condomínio, controlar a entrada de visitantes e ainda receber encomendas.
O acúmulo de funções e vulnerabilidade desse profissional, que geralmente fica exposto a diversos tipos de visitantes, pode prejudicar o funcionamento do principal fator de segurança, que é o controle de entrada e saída de pessoas, além de impactar em outros tipos de falhas.
Na portaria remota, há um profissional treinado especificamente para entregar mais eficiência ao gerenciar os acessos de forma segura, restrita e sem contato direto. Com foco total na tarefa que deve ser executada, como a visualização de câmeras e a circulação de pessoas nos ambientes internos e externos.
Os dados e imagens dos moradores, visitantes e prestadores de serviços ficam registradas na base de dados do sistema para portaria remota.
Equipamento para portaria remota
É importante conhecer quais itens fazem parte de uma aplicação completa de portaria remota para projetar os seus custos de instalação e aquisição.
Vale lembrar que os projetos podem variar conforme o local de instalação e os equipamentos que já existem no condomínio.
A pesquisa sobre as possibilidades de produtos no mercado é um dos principais aliados na hora de encontrar o melhor custo-benefício.
Confira os principais equipamentos para portaria remota que devem constar no seu projeto de segurança eletrônica para condomínios.
Sistema de controle de acesso
Este tipo de equipamento para portaria remota proporciona um controle de acesso que pode ser feito por senha, cartão ou chaveiro de proximidade com tecnologia de radiofrequência, leitura biométrica digital e por reconhecimento facial.
Pode ser integrado a outros equipamentos para expandir a sua capacidade de controle e ainda agregar informações de câmeras, fechaduras e sensores para reforçar a segurança e oferecer um melhor gerenciamento da portaria.
Alguns exemplos são os Stand alones gerenciáveis e autogerenciáveis.
Portões automáticos
Os portões automáticos oferecem segurança ao permitir a operação por controle remoto anticlonagem.
Se existirem vários portões no condomínio, ainda é possível contar com um conversor para controle de acesso de veículos. Ele é ideal para esse tipo de aplicação porque permite controlar mais de um portão de forma independente, registrando todos os acessos de veículos.
Câmeras de vigilância
As câmeras de vigilância oferecem um papel fundamental na garantia da segurança do ambiente interno do condomínio, uma vez que o profissional que está atuando na portaria remota consegue visualizar o local e acionar alarmes caso identifique algo fora do comum.
Esse monitoramento constante inibe ações indevidas e traz mais tranquilidade aos moradores. Ainda assim, caso algum incidente ocorra, as imagens gravadas pelas câmeras ajudam na identificação dos indivíduos que estiveram naquele ambiente.
Sensores
Os sensores também são importantes para portaria remota, uma vez que notificam detecções em tempo real para o sistema de monitoramento.
Por exemplo, o sensor magnético é bastante usado para identificar a abertura de portas e janelas. Em caso de arrombamento, ele automaticamente envia essa informação à central de alarme que dispara um alerta sonoro.
Quando a portaria remota é indicada?
A portaria remota se apresenta como uma das principais tendências no mercado. Sua implantação é indicada para condomínios de todos os portes.
Capaz de proporcionar mais segurança, comodidade e ainda uma economia de até 50% em relação às portarias tradicionais. Inclusive, essa diminuição de custos pode resultar na redução da taxa de manutenção paga pelos moradores do condomínio.
Conheça outros benefícios da portaria remota:
- Melhora nos índices de segurança com baixos custos de manutenção e sem impactar no dia-a-dia do condomínio;
- Gerenciamento remoto especializado, permitindo mais eficiência e evitando que erros humanos ocorram devido à sobrecarga de trabalho ou outros fatores de distrações inerentes ao ambiente;
- Redução de custos com contratações e treinamentos de portaria;
- Gravação dos vídeos das câmeras do condomínio para posteriores análises e verificações de segurança, permitindo a emissão de relatórios detalhados;
- Registro do acesso dos moradores, visitantes e de prestadores de serviço para aumentar os níveis de segurança, tendo o detalhamento dos acessos individualmente por data e horário.
Cada vez mais, os condomínios estão demandando soluções para garantir a segurança do seu espaço interno.
Como profissional de segurança eletrônica, você deve ficar atento caso o condomínio necessite de equipamento para portaria remota e também de outros produtos.
A CS Comunicação e Segurança está pronta para te ajudar e possui mais de 65 itens entre as categorias de Controle de Acesso, Intrusão e Automação Residencial. Baixe agora o nosso Catálogo de Produtos para ver a linha completa dos produtos.